As minhas ideias!

Setembro 9, 2008

Exigências da Sociedade

Filed under: Reflexões — Stanley @ 9:46 pm
Tags:

Porque será que somos tão exigentes, socialmente, uns com os outros?

Na escola os rapazes devem ter muitas namoradas, até quanto mais melhor e as raparigas devem ter namorados q.b., por vontade dos Pais nem tinham nenhum. Para além disto deve-se ter boas notas, ter amigos, praticar actividade desportiva, sermos giros, ler, perceber de futebol, estar a par das novelas juvenis (na minha altura não existiam mas existem agora), etc.

Depois vem a faculdade, se não conseguimos entrar na do Estado já nos começam a olhar de lado, a não ser que a privada seja tipo católica aí é diferente. Aqui continua a mesma história dos namorados, mas tem que se estudar mais porque as matérias são mais complicadas e a responsabilidade aumenta, alguns vão para as tunas, mas as outras actividades permanecem e começam também as saídas nocturnas …

Quando acaba a faculdade, começa a saga do 1º trabalho se demora muito a aparecer já temos todos em cima de nós, até nós próprios.

Depois de termos trabalho mais estável começa a pressão do casamento e toda a gente pergunta descaradamente (Inclusivamente os Pais, que no caso das raparigas, não queriam que existissem namorados) – Então quando te casas? Isto se já se tiver namorado … porque se não a pressão ainda é maior.

Se então nos casarmos e tivermos a sorte dos nossos familiares gostarem do escolhido/a e vice-versa já estamos menos mal, se não é uma carga de trabalhos para gerir todas estas relações familiares, mas temos a obrigação de o conseguir fazer … E depois, qual será a próxima exigência? Já advinharam? Pois claro …

Os filhos, só podia ser. Toda as pessoas perguntam – Então para quando uma criança? Olha que os anos passam depressa … Depois já não têm paciência … Vão ser uns Pais velhos … Mas alguém lhes pediu a opinião?

E depois de ter nascido o 1º filho e depois de todos os palpites … “é parecido com a Mãe, é parecido com o Pai…” A criança não pode ser parecida com ela própria? O que é que podem querer mais? Vou recapitular já temos um curso, já temos trabalho, já temos um esposo/a, já temos um filho … será que ainda falta mais alguma coisa? Pois claro que falta …

Outro Filho … Então porquê? Porque este não pode ser filho único, porque a criança não gosta, porque tem que ser … Ah e não se pode esperar muito tempo porque se não já não se tem de certeza, porque já não há paciência etc, etc, etc.

Bem e isto é se houver casamento e filhos e se não houver? Aí é uma saga interminável … ” Coitadinhos dos moços e das moças são tão lindos é uma pena … ”

Mas quem raio estabeleceu que todos tinhamos que casar, ou pelo menos comprometermo-nos de alguma forma? E se quisermos ficar solteiros? Eu bem sei que se ninguém tivesse filhos era o fim da humanidade … mas temos que fazer todos a mesma coisa? E se alguém for feliz sozinho? Qual é o mal? Vai-se casar só por se casar, para não parecer mal? E o mesmo com os filhos, se não se quer ter filhos o melhor é mesmo não se ter e mesmo que alguém nos diga que é uma experiência maravilhosa que não se deve perder, o que interessa é o nosso ponto de vista, desde que isso nos faça sentir bem.

E que tal da próxima vez que formos sugerir, algumas questões das anteriormente referidas, nos pusessemos no lugar da pessoa que vai ser alvo da nossa interrogação? Será que gostávamos? Muitas vezes apetece responder a estas perguntas com – ” E o que é que tem a ver com isso?” Só não o fazemos por respeito à outra pessoa …

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: