As minhas ideias!

Setembro 17, 2008

Tomar Decisões

Filed under: Reflexões — Stanley @ 9:43 pm
Tags:

Passamos a nossa vida inteira a tomar decisões umas mais simples outras mais complicadas, umas podem só afectar a nossa vida por umas horas ou por um dia, outras podem afectar o resto da nossa vida.

As decisões mais simples que tomamos, por vezes sem repararmos que estamos a tomar uma decisão, são: o que vestir num determinado dia (baseado no facto do que vamos fazer), o que vamos comer (alguns decidem ser vegetarianos, não comer carne, etc.), qual o caminho que vamos fazer até chegar ao nosso destino (pode afectar o facto de chegarmos a horas ou não), o corte de cabelo, etc. Outras decisões mais complicadas são: que curso vamos seguir, que profissão vamos ter, com quem vamos casar, não vamos casar, vamos ter filhos ou não, que nome dar ao nosso filho (vai afectar a vida dele), comprar casa, comprar carro, etc.

Para se tomar uma decisão um bom método consiste em fazer uma lista de pós e contras e verificar para que lado tomba a balança (esperemos que não fique equilibrada). Nem sempre é assim tão fácil, porque como se sabe tudo na vida tem o seu lado bom e o seu lado mau. Mas temos mesmo que decidir, podemos tentar adiar a decisão mas vai haver um momento em que não há mais fuga possível.

Depois há decisões que nos fazem andar para frente (ou pensamos que sim), outras podem significar uma paragem ou uma quebra, outras podem significar um recomeço, uma coisa é certa qualquer decisão que tomemos vai ter consequências (boas ou más) que nos vão afectar e possivelmente a quem nos rodeia.

O que não pode acontecer é deixarmos que outros decidam por nós, só porque não queremos ter a responsabilidade das consequências da nossa decisão. Uma das grandes funções dos gestores é decidir (e saber faze-lo para obter os melhores resultados), somos os gestores da nossa vida que é uma grande Empresa, afinal estamos a falar do nosso Mundo.

“Quem não decide, é conduzido por quem o faz!”

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: